Sementes de Violência (1955)
País: USA, 101 minutos
Titulo Original: Blackboard Jungle
Diretor(s): Richard Brooks
Gênero(s): Crime, Drama
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
INDICAÇÕES
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Roteiro (Richard Brooks)
Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Russell Harlan)
Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Cedric Gibbons, Randall Duell, Edwin Willis, Henry Grace)
Oscar de Melhor Edição (Ferris Webster)
Grêmio dos Diretores da América
Prêmio por Direção Excepcional (Richard Brooks)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (Richard Brooks )
Sinopse: Quando Richard Dadier aceita seu primeiro trabalho como professor de um colégio de Nova York, ele pergunta ao seu diretor, Sr. Warnecke, se terá que lidar com problemas de disciplina. O diretor lhe assegura que na North Manual High não há qualquer tipo de problema disciplinar. Os outros professores, particularmente o cínico Jim Murdock, que chama todos os rapazes de “lata de lixo”, pedem para Dadier não dar as costas para os alunos, o que faz com que sua ansiedade aumente.
Naquela noite, Dadier celebra seu novo trabalho com a esposa, Anne, que embora profundamente apaixonada pelo marido, preocupa-se com a possibilidade de sua gravidez deixá-la não atrativa para ele, bem como, que ela fracasse como já ocorreu antes.
O primeiro dia como professor de inglês, na escola, não é nada encorajador. A maioria dos alunos, verdadeiros delinqüentes juvenis da classe baixa, ignora seus pedidos e o chamam de “Daddy-O”, e quando ele pede a Gregory Miller, um brilhante mas alienado negro, para que use sua liderança a fim de promover a cooperação na classe, o jovem apenas balança a cabeça. À tarde, quando Lois Judby Hammond, uma nova professora que parece simpatizar com Dadier, é quase estuprada por um dos estudantes, o professor bate ferozmente no jovem e, no dia seguinte, os alunos o recebem com ameaças.
Depois do trabalho, Dadier e Joshua Edwards, um novo professor de matemática que ama jazz e swing, vão tomar um drinque em um bar onde lamentam a hostilidade dos estudantes. Depois, quando os dois passam por um beco em direção à parada de ônibus, são brutalmente agredidos por Artie West, da classe de Dadier, e sua gangue de arruaceiros.
Enquanto se recupera, Dadier visita seu antigo professor, que lhe assegura que os estudantes querem aprender, mas que as escolas urbanas precisam de instrutores que se preocupem mais com eles. Dadier volta à escola, e quando a polícia lhe questiona, ele se recusa a identificar seus agressores. Mais tarde, agindo confidencialmente no caso da reclamação de um estudante, o diretor acusa Dadier de intolerância, mas este se defende com raiva. Warnecke, finalmente, pede desculpas e coloca Dadier como responsável pela peça do Natal. Pouco depois, West destrói a coleção premiada de discos de Joshua enquanto a classe assiste a tudo, fazendo com que o desiludido professor de matemática peça demissão. Enquanto isso, Anne começa a receber cartas e telefonemas anônimos acusando seu marido de infidelidade.
Desconhecendo as crescentes suspeitas da mulher, Dadier concentra sua atenção em seus alunos. Assim, ele convence Miller e seu grupo vocal a apresentarem uma versão de “Go Down, Moses” na peça do Natal, e estimula uma animada discussão na classe ao passar um desenho de “Jack and the Beanstalk”. Resumindo a discussão, Dadier encoraja os jovens a considerarem o real significado do que ouviram e a passarem a pensar por eles próprios. Mais tarde, Miller diz a Dadier que devido ao fato de que pessoas negras têm opções limitadas, ele deverá abandonar a escola no final do período, mas o professor insiste que os negros podem ser bem sucedidos no mundo moderno.
No Natal, Anne, atormentada pelas cartas, dá à luz prematuramente, e quando Dadier toma conhecimento do que aconteceu, deduz que os estudantes foram os responsáveis pelas cartas e decide pedir demissão. Murdock, curado de seu cinismo graças à dedicação de Dadier, e Anne, admitindo que não devia ter desconfiado de seu marido, encorajam-no a ficar, o que pesa ainda mais quando o médico informa que seu filho acha-se fora de perigo.
De volta à escola, Dadier ordena West a procurar o diretor quando o chefe da gangue trapaceia flagrantemente na classe. West o ameaça com uma faca e pede aos colegas de gangue que ataquem o professor. Para sua surpresa, entretanto, apenas Belazi atende ao seu pedido. Depois de uma briga, Dadier acusa West de ter enviado as cartas anônimas e, em seguida, o arrasta, juntamente com Belazi, até o escritório do diretor. Mais tarde, naquele dia, ao saber dos planos de Dadier para deixar a escola, Miller o procura e lhe promete continuar na escola se o professor fizer o mesmo.
Elenco: